5g no Brasil

A chegada do 5G no Brasil: qual o impacto em nossas vidas?

O 5G irá mudar a vida das pessoas, das empresas e aumentar a competitividade, permitindo a interconexão entre mais dispositivos em simultâneo, além de contribuir para a evolução da Internet das Coisas

No Brasil, a pandemia da Covid-19 acelerou a passos cada vez mais largos o uso da internet, as novidades e implantações de tecnologias nos mais diversos setores. Desde a saúde, educação, entretenimento, até novos formatos de trabalhos. 

Se não fosse pela banda larga e o acesso remoto via celulares, smartphones e outros gadgets, seria praticamente impossível realizar uma série de atividades comuns. Por exemplo, pagar contas, trabalhar, consultas médicas e dispensa de receitas, até as mais complexas como as desenvolvidas em plantas fabris.

Diferentemente de outros países, só agora, com o leilão recém-realizado, é que a quinta geração de conexão de internet móvel e de banda larga – o 5G – está prestes a chegar no Brasil. Segundo o sistema de leilão da Anatel, a tecnologia 5G no Brasil está prevista para ser implementada nas principais cidades a partir de julho de 2022.

Assim como acontece em toda grande transição tecnológica, a chegada do 5G no Brasil está despertando a curiosidade nas pessoas… Qual será o impacto em nossas vidas? O que vai mudar? Como será daqui pra frente?

O que é o 5G?

A tecnologia 5G é a evolução da tecnologia 4G, aquela que usamos hoje em grande parte do Brasil. 

Atualmente, quem já tem um smartphone habilitado para tecnologia 5G pode experimentar o sistema em cidades como: Porto Alegre, Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul, Brasília, São Paulo, Manaus, Belém, Goiânia, Campinas, Guarulhos, Santos, entre outras, usando a cobertura 5G DSS.

O 5G móvel funciona, como as tecnologias anteriores, com ondas de rádio. A diferença é que, por meio da tecnologia baseada em OFDM (orthogonal frequency-division multiplexing), ocorre um método digital de modulação do sinal através de diferentes faixas de frequência. 

O que reduz as interferências e o tráfego, podendo levar a internet a lugares remotos, uma vez que não precisa de cabeamento, apenas de antenas para refletir o sinal.

Essa nova rede, permitirá a interconexão de equipamentos e dispositivos, possibilitando o acesso a produtos inovadores, utilidades domésticas e diversos outros equipamentos em casa ou no escritório.

Com um aparelho com 5G  no Brasil, será possível notar a melhora no tempo de processamento de downloads e uploads, maior velocidade na transferência de dados por segundo e uma economia de até 90% no consumo de energia dos aparelhos.

Qual a diferença entre 4G e 5G?

As três principais diferenças entre o 4G e o 5G são:

Maior velocidade

A velocidade do 5G pode chegar a ser até 100 vezes maior do que as dos sistemas sem fio utilizados atualmente; 

Maior largura de banda

O sistema 4G possibilita 100 mil conexões por m2 enquanto o 5G proporciona uma quantidade 10 vezes maior, viabilizando a conexão de mais de 1 milhão de aparelhos por m2. Por aparelhos, entende-se não apenas celulares, mas também carros, televisões, geladeiras e outros eletrodomésticos;

Menor latência ou tempo de retardo nas comunicações entre dispositivos e servidores

A latência é o tempo de transferência de um pacote de dados. Para o 5G no Brasil, é estimada que fique em torno de 1 a 4 milissegundos; um tempo de resposta cerca de 40 a 80 vezes menor em relação ao 4G.

5G no Brasil: o que vai mudar em nossa vida?

A chegada do 5G no Brasil promete tornar as pessoas ainda mais conectadas, e não só entre si, mas também com objetos. 

Por ser uma rede ultraveloz, trará novas dinâmicas para as atividades do dia a dia. Tornando tudo conectado ao mesmo tempo, com uma internet de qualidade, desde carros, geladeiras, celulares, câmeras de segurança e muitos outros eletrônicos.

A internet 5G chega como promessa para revolucionar a indústria das telecomunicações e unir os lugares de mais difícil acesso. A Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Big Data e Realidade Virtual estão entre os recursos que mais poderão se desenvolver com a chegada do 5G no Brasil

Atualmente, a rede de dados móveis já nos permite executar uma série de ações automatizadas ou à distância. A tendência é que este nível de controle e comunicação aumente ainda mais com a tecnologia 5G no Brasil.  Por possibilitar a conexão de múltiplos dispositivos em simultâneo, será uma rede muito mais confiável e segura.

E não é só no que podemos fazer e como iremos fazer que o 5G trará mudanças significativas, mas também nas carreiras ligadas à tecnologia, educação, saúde, entretenimento e indústria.

Além de games e filmes, o 5G no Brasil vai possibilitar a criação de novas experiências digitais. Não é à toa que empresas já estejam correndo atrás do Metaverso, caso como o do Facebook e Microsoft. 

A nova rede também promete mudar a relação das pessoas com bens de consumo. Tênis, geladeiras, cafeteiras e até escovas de dente já contam com chips e sensores para exercer funções de forma autônoma ou prover dados.

Para as empresas brasileiras, o 5G é o passaporte para a aceleração e o avanço da digitalização no Brasil. Com mais velocidade de processamento e sem necessidade de fios conectados às máquinas, é possível fazer as atividades com maior produtividade, gerando melhores resultados e trazendo maior competitividade dos nossos mercados perante o resto do mundo.

O 5G no Brasil vai permitir automatizar ainda mais processos fabris com o uso de inteligência artificial e aprendizado de máquina. Por exemplo, além de novas aplicações para setores como o agrícola, o desenvolvimento de soluções para cidades inteligentes, com sistemas automáticos de iluminação pública e coleta de lixo.

Com o 5G, será a era do “Everything on Mobile”, em que praticamente tudo poderá ser conectado à Internet pela rede celular. Espera-se que, em 2025, o tráfego na rede seja 10.000 vezes maior do que em 2015. Os dispositivos incrementarão a qualidade de vida e a produtividade no trabalho.

De acordo com a estimativa da consultoria IDC Brasil, inserida no relatório IDC Predictions, até 2022, o 5G poderá gerar US$ 2,7 bilhões em novos negócios. Sempre envolvendo tecnologias como inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, além de internet das coisas, cloud, cibersegurança e robótica.

Mas para ter acesso a essa velocidade, é necessário também realizar um upgrade de celular, pois a tecnologia 5G exige um hardware específico para seu funcionamento. Vale lembrar que os celulares mais modernos já são aptos para o 5G, pois são multibanda.

Deixar um comentário: